"A minha calça boca de sino era igual a flare: justa até o joelho e aberta em sino até a barra. Quanto maior o sino, mais na moda. As largas de cima à baixo eram as pantalonas, geralmente masculinas. Tenho foto do meu pai e minha mãe usando. Eu tinha uma boca de sino rosa que usava com uma bata florida, tempos depois ganhei uma calça branca que adorava usar com uma camisa xadrez azul.." Palavras da minha querida amiga Angela Marafigo.
Entre opiniões divididas, há quem diga que a calça flare, nada mais é do que a antiga calça boca de sino. E como o povo adora inovar, apenas mudaram o nome. É comum lançarem uma peça muito similar a outra, porém com o nome diferente. Mesma coisa ou não, o fato é que a "nova" boca de sino parece ter "caído na graça e no gosto" das mulheres reais, famosas e anônimas. Apesar de lembrar a boca de sino dos anos 70, porém repaginada, a calça flare tem a barra mais comedida.
♥ Boca de Sino
A calça boca de sino foi muito utilizada nos anos 60 a 70, podemos dizer que essas décadas foi literalmente o auge desse modelo, contudo, com o passar dos anos ela ficou meio esquecida, e passava apenas a mensagem de hippie – lembrava muito os costumes.
As estampadas eram conhecidas como marcas registradas dos adeptos ao estilo, mas as mais famosas eram as feitas de jeans e com cinturas altas.
Nas tradicionais calças boca de sino a abertura era quase que em toda a calça, toda ela era enorme, no estilo quanto mais folgada melhor. E isso é exatamente o que difere da calça flare.
♥ Flare
Uma calça bem acinturada, justa até a coxa e mais larga até a barra. As calças flare voltaram ao topo dos itens ‘must have’ das itgirls, e tem voltado para o guarda-roupas de grande parte das mulheres antenadas. E tenho uma notícia ÓTIMA: no Verão 2016 as flares vão continuar sendo uma SUPER tendência.. Praticamente todas as marcas fizeram modelos de ‘’boca larga’’ no Minas Trend.
A peça é bem versátil e dá pra variar bastante nas composições. Também é perfeita para substituir a calça social proporcionando um toque contemporâneo ao look.
As calças flare valorizam todos os tipos de corpo e alongam a silhueta, mas é necessário se atentar a alguns detalhes para não errar; é preciso saber adaptar a flare ao seu tipo físico, e entender bem quais são as possíveis propostas que as mesmas trazem consigo. As de tecido mais finos fazem a linha mais social, enquanto as jeans, por exemplo, ficam mais casuais e despojadas.
A combinação flare+camisa social fazem a linha elegante e corporativa, podendo circular facilmente no ambiente de trabalho. Se a camisa for estampada, aliada a um acessório, como maxi colar ou maxi brincos, ganha um ar mais casual.
Já o combo flare+t-shirt compõe um look despojado e 100% casual. E tem ainda o combo triplo: flare+blusa+blazer…
- Gordinhas - Equilibrando as Proporções:
As mais gordinhas devem apostar na calça flare jeans, pois o modelo alonga a silhueta, equilibra coxas grossas e quadris largos. Deem preferência às jeans escuras e sem lavagem. O uso da terceira peça (casaquinho, blazer ou cardigã) mais compridinha vai valorizar ainda mais o seu tipo físico, criando uma linha vertical, que juntamente com a modelagem da calça, vão alongar a silhueta.
- Magrinhas: use com t-shirts mais folgadas, ou camisas por dentro da calça. Dessa maneira, será criado volume na parte superior.
- Baixinhas: é importante tomar cuidado porque o modelo da calça pode achatar ainda mais. A dica dá é usar com salto alto e blusas do mesmo tom da calça, criando um look quase monocromático, com o intuito de alongar. Não esqueça de usar e abusar dos saltões, podendo ser salto separado, plataforma, meia pata..
- Quadril largo: Pelo fato de ter uma barra mais larga a calça flare ajuda a equilibrar o volume do quadril. O único cuidado a ser tomado na escolha de uma flare é a altura da cintura. Os modelos de cintura alta ajudam a dar aquela disfarçada no volume do quadril, sem contar com o arzinho retrô super bem-vindo no inverno.
" Invista nos saltões, componha looks monocromáticos (parte de cima clara, parte de baixo clara; parte de cima escura, parte de baixo escura..) e use a calça com a barra cobrindo o sapato, mas sem arrastar no chão. As calças de cor escura, e sem lavagens são as mais indicadas para a sensação de silhueta alongada."- Quadril largo: Pelo fato de ter uma barra mais larga a calça flare ajuda a equilibrar o volume do quadril. O único cuidado a ser tomado na escolha de uma flare é a altura da cintura. Os modelos de cintura alta ajudam a dar aquela disfarçada no volume do quadril, sem contar com o arzinho retrô super bem-vindo no inverno.
E na cor preta, ainda emagrece. Principalmente se for um look total black.
♥ Dicas da Bruna Rezende - Consultora de Imagem:
A calça flare é democrática, conseguindo valorizar todos os tipos físicos, o que importa é adaptá-la ao seu estilo e combiná-la com peças que combinem com você!
Já usou? Usaria, ou prefere deixar que elas fiquem somente nos anos 70?!
♥ Tah bom de açúcar? Beijos Sweet!! ♥
Sempre tive essa dúvida. Depois deste post minha dúvida foi esclarecida haha
ResponderExcluirParabéns pelo post e principalmente pleo blog (:
http://meduardasandy.blogspot.com
Obrigada Sandy! Fico feliz em ter esclarecido sua dúvida! Beijos Sweet!! <3
ExcluirOlá! Primeira vez aqui no seu blog, e adorei ele! =*
ResponderExcluirHaha tinha uma calça no estilo dessa flare, e chamava ela de boca de sino, sem saber. Mas agora com esse post, eu sei, a minha calça é flare, hehe. Amei o post!!!!
www.keep-calm-girls.blogspot.com
Beijooos
Waleu Isa!!! Beijos Sweet!!! :D
Excluir