11/06/2015

4 Passos para um Blog de Sucesso!!!

Meu nome é Sandra e tenho 24 anos. Já faz alguns meses em que eu estou me aventurando na doce arte de ser blogueira. Mas nem tudo é doce, existem desafios diários. Ainda assim, com acesso cada vez mais rápido e fácil de informação, todos os dias cresce o número de pessoas corajosas que topam o desafio e pagam pra ver. É como diz, - ou escreve - Bruna Vieira: "Todo mundo sente, então todo mundo é meio escritor, é uma questão de coragem." Mas nem todas tem a sorte de transformar o hobby em profissão.


Quem se aventura em criar um blog/site quer alcançar pessoas, interagir com elas e consequentemente obter números e resultados. Parece simples na teoria, mas na prática não é fácil. Me dedico inteiramente  ao blog, e o mesmo consome meu tempo -integral- e todas as minhas energias. Mas é compensativo.

Com quase um ano escrevendo em meu blog eu ainda me pergunto todos os dias: O que as pessoas querem ver ou ler? Como destacar o seu blog entre tantos outros? Como fazer dele interessante e atrativo? Existe um segredo? uma receita? Do que é feito um blog de sucesso? - O meu de muita Doçura -

♥ Receita de Sucesso! ♥ 

♥1 Planejamento - Organização/ Planner -

Para quem vive de mal com o relógio e não consegue manter o blog atualizado, sugiro que decida quantos posts você deseja publicar por semana, por mês, etc... E a partir daí comece a elaborar um Planner. 


Mas o que é um Planner?
Um Planner é nada mais nada menos que uma agenda, um caderno ou até uma planilha do Excel que você vai usar para se organizar e planejar tudo o que você vai postar no seu Blog.

A blogueira Karoline, sentiu a necessidade de elaborar um Planner. Criativa, generosa e prestativa, ela disponibilizou em seu blog Follow Your Dreams um modelo para baixar, com exatamente tudo o que você precisa: 

1. Capa - com espaço para anotar o nome do blog -
2. Informações - espaço para anotação dos dados importantes, como senhas e datas de renovação de domínio ou hospedagem. Disponível em duas versões: uma para quem usa Blogger e outra para quem usa WordPress -
3. Banco do ideias - espaço para anotar todas as ideias de posts ou vídeos, assim nenhuma ideia é perdida -
4. Calendário Editorial - espaço para programar posts mensalmente, assim o seu blog não fica com um espaço de dias muito grande entre uma postagem e outra. Importante também para disciplinar a blogueira e ajudá-la a manter uma boa frequência de posts -
5. Estatísticas - espaço para guardar todas as estatísticas mensais do blog e acompanhar seu crescimento. Muito útil para quem quer estabelecer metas. Disponível em uma versão preenchida e outra versão vazia para preencher como desejar -

Créditos: Karoline - Follow Your Dreams.com.br

♥2 Ética na internet - Plágio/ Divulgação -


Nada é original. Todos nascemos originais e morremos cópias. Isso não quer dizer que se pode clicar 
control c control v em um post inteiro, pronto, que alguém se deu o trabalho de pensar e dedicar-se tempo em escrever, fotografar, salvar imagens, editar, enfim.. e muitas vezes sem se quer receber os merecidos créditos. Existe uma diferença entre copiar e inspirar-se em uma ideia. Só quem já passou por isso sabe o quanto é frustrante. 

Para quem deseja manter um fluxo de leitores, e um crescimento considerável em seu website, precisa manter o espaço organizado e atualizado. É preciso investir seu tempo e dedicar-se em escrever posts de qualidade e divulgar seu blog de maneira correta. Quando digo "de maneira correta", estou me referindo ao fato de muitas blogueiras "queimarem o filme" cometendo gafes em blogs alheios. É frustrante você se dedicar, investir seu tempo pesquisando para escrever uma postagem linda e alguém simplesmente nem se dar ao trabalho de ler a postagem e se sentir no direito de comentar da seguinte forma: "Seguindo! Segue de volta? " Ou coisas do tipo. Como diz minha mãe: "Isso é feio." e desvaloriza o nosso trabalho. Eu poderia estar fazendo spam. Poderia estar mendigando seguidores nas fan pages das blogueiras famosas.  Mas quero ver meu blog crescer por méritos, divulgando de maneira correta. Existem vários grupos de divulgação no facebook.

♥3 Identidade - Imagem/ Layout/ Redes Sociais -


Um aspecto importante de todo blog é sua identidade. É o que torna o seu blog único, diferente de todos os outros blogs existentes. Sem isso, seu blog será apenas mais um, parecido com tantos outros. 

Para quem gosta de desafios, é possível criar um layout exclusivo sem gastar nada $!$
E para provar isso a querida Maria Beatriz postou em seu blog Mãe eu cresci, um tutorial com dicas para quem quer criar o próprio layout. Com muita força de vontade e determinação, é possível, explica Maria em seu passo-à-passo. "Mumu" de tão fácil.

Créditos: Maria Beatriz - Mãe eu cresci

Não misture nada do blog com o pessoal, pois vai ficar desorganizado e acabar virando bagunça!
O ideal é ter uma conta no instagram, twitter e facebook exclusivamente para o blog. 
A fanpage acelera o reconhecimento do blog, pois facilita o acesso das pessoas, além de os seus leitores poderem curtir o conteúdo do blog e as novidades em primeira mão! Seja presente e ativa nas redes! Poste fotos e vídeos para que os seus seguidores possam acompanhar seu trabalho diariamente. 

♥4 Dever de casa 


Faça uma blogueira feliz! Responda os comentários e retribua visitas. Elas irão se sentir realizadas, satisfeitas, com a sensação de que estão no caminho certo! Sua opinião é muito importante para elas. 

Seja generosa e prestativa, compartilhe o que aprendeu, mostrando que não quer crescer sozinha. 

Tenha iniciativa de criar um blogroll recomendando blogs em seu blog, ou em um post, indique os blogs que você está lendo. 

Responda Tags. É muito importante para que - as pessoas/ o seu púbico/ os leitores - conheçam você.

Estude bastante sobre blogagem e tudo o que envolve. 

Eu também tomei esses quatro passos como metas. Espero ter ajudado!
E quando você desanimar, lembre-se que desistir de um sonho é mais difícil e triste do que lutar por ele!

♥ Tah bom de açúcar?! Beijos Sweet!!! ♥

Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Eu adorei as dicas, concordo com vc e é bem por aí. Essa história de ficar comentando só pela visita não dá certo, mas até que eu tenho percebido uma certa redução desse tipo de coisa..
    Lindo blog, adorei, parabéns :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Juliana! Ainda bem! rs! ♥ Beijos Sweet!!! ♥

      Excluir
  2. Primeiramente adorei seu layout!!
    Preciso fazer um planner urgentemente, não consigo me organizar para postar =/
    Ótimas dicas!!
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que essa seja a nossa maior dificuldade Srta, devido ao excesso de tarefas para serem executadas em pouco tempo. Mas é uma questão de administrar o tempo que se tem e se organizar. Dá pra tentar começar com um Planner! :D

      Excluir
  3. Adorei o post! Mas eu só sentir saudades de alguma coisa relacionada a divulgação. Como SEO e imagens autorais.

    Let's Drink| MeuTwitter

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Mas eu só sentir saudades de alguma coisa relacionada a divulgação. Como SEO e imagens autorais.

    Let's Drink| MeuTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lais. Boa observação. Eu não costumo publicar imagens autorais, porque sou muito perfeccionista nesse sentido. Me preocupo com ambiente, iluminação, enfim com todos os detalhes envolvidos. Mas está na minha lista de metas viu?! Aguarde!!! ♥ Beijos Sweet!!! ♥

      Excluir
  5. Eita! Quantaas dicas importantes, salvando todas aqui, uma que preciso urgentemente é me organizar. Tou postando bem menos que queria, e acaba ficando uma postagem muito longe da outra.
    Beijos, amei as dicas
    Filha do Rei |Encomende seu Layout| Minha lojinha LariArt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larisse eu te entendo! Bem vinda ao mundo das blogueiras. Agente trabalha, estuda, cuida da casa, do marido, dos filhos, dos pais, do cachorrinho.. E acaba postando menos do que gostaria! Mas nem tudo está perdido! Um Planner pode ajudar! E muito! ♥ Beijos Sweet!!! ♥

      Excluir
  6. Ótimas dicas!! Vou providenciar esse planner agora mesmo, meu maior problema é a desorganização com a frequência de posts. Vivo com a cabeça lotada de ideias mais nem sempre coloco no papel, agora vou mudar isso!! Um beijo.

    outrosriisos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agente sempre tem boas ideias justamente quando não tem tempo. Um Planner pode ter o seu banco de ideias. Elas vão ficar bem guardadas, e quando você precisar delas, vai saber onde encontrar! <3
      Beijos Sweet!!! :)

      Excluir
  7. Oii eu ameei todas as dicas e com certeza vou aplica-las em meu blog, eu já tenho quase todas, mais vou providenciar o planner agora mesmo, ele com certeza vai facilitar muito na organização do meu blog,o blog de vocês e incrível Ameeei.
    www.simplismentebeautyblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar esse Planner com certeza!!! ♥ Beijos Sweet!!! ♥

      Excluir
  8. Adorei as dicas e sigo todas elas, assim consigo manter meu blog organizado e atualizado. Parabéns pelo blog, eu adorei! Beijos

    http://rabiscos-dodia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Katiely! Seja bem vinda!!! ♥ Beijos Sweet!!! ♥

      Excluir
  9. Gostei muito das dicas, vou tentar seguir todas ao máximo possível até por que quem não deseja um blog de sucesso não é ?
    Seguindo o seu blog, ele é lindo!

    Beijoooooos! ♥
    https://www.facebook.com/quasedelicadaa
    www.quasedelicadaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Manu! Acredito de esse seja o desejo de todas nós!!!
      ♥ Beijos Sweet!!! ♥

      Excluir
  10. Amei o post, as dicas são ótimas!!
    Beijos,
    www.estilo-malu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Malu!!! Fico feliz em saber que você gostou!!! ♥ Beijos Sweet!!! ♥

      Excluir
  11. Essas dicas que você deu são realmente muito importantes. E as meninas precisam saber que ter um blog de sucesso leva tempo e determinação, mas se seguirem algumas dicas conseguem. Fiquei feliz em ver o meu blog citado aqui, de verdade, significa que de alguma forma eu levei informações até as pessoas.

    E ah, seu blog é lindo! Ganhou uma seguidora ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia! Não tenho palavras para descrever minha felicidade em ler o seu comentário!!! Sou sua fã!! Adoro ler os posts do Mãe eu cresci! Bem vinda!!! ♥ Beijos Sweet!!! ♥

      Excluir
  12. Sei que seu blog é para meninas mas cheguei aqui por esse post de dicas para blog e amei serviu bastante e seu blog é muito bonito e bem feito, parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© DOCE VÍCIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do BlOGGER.
imagem-logo