02/04/2015

Infertilidade: "Nem a primeira e nem a última."

Eu costumo escrever sobre tudo um pouco: moda, cabelo, maquiagem, enfim, falta tempo mas não falta assunto. Mas como na vida nem tudo é doce, hoje eu vou escrever um pouco sobre mim e o que sinto à respeito de um assunto um tanto quanto delicado: Infertilidade.

Depois de alguns anos de casada, ter um filho passa a ser praticamente uma obrigação. Os anos passaram, as suas amigas já tem filhos e você ainda não. Os familiares cobram um bebê na sua casa e você já não sabe mais qual desculpa inventar pra não ter que admitir pra você mesma que ter um filho nem sempre é uma questão de querer. 



O prazo estimado para um casal saudável ter um filho, é de doze meses. Mas o que dizer de um jovem casal saudável, que em seis anos de tentativas frustradas, tem apenas uma resposta incerta: Infertilidade sem causa aparente. 

Nesse meio tempo, eu já passei por todas as fases: Ansiedade, depressão, frustração, tentei até mentir pra mim mesma, que desisti. Já acreditei em tudo que me disseram, afinal quando não se tem mais esperanças, não se tem nada à perder em tentar, não é verdade?! Já tomei o famoso "saúde da mulher", tomei chá, plantei bananeira mas não aconteceu. E eu voltei a recorrer a medicina novamente.

Depois de vários exames que só aumentaram a ansiedade, a primeira sugestão dos médicos, foi a indução à ovulação, para ovular mais aumentando as chances da fecundação do óvulo. Um ciclo de tratamento, uma ecografia por semana e no final do mês todas as suas esperanças parecem desaparecer ao perceber que não foi dessa vez. 
A segunda sugestão dos médicos foi a inseminação artificial. Esse procedimento custa de $15 à $20,000 reais e está muito longe das minhas possibilidades. 

Adotar é uma opção; é mais que isso: é um gesto de amor. Mas é preciso perguntar para si mesma se o que se quer é engravidar, ou ser mãe. Engravidar é ver a sua barriga crescer, sentir todos os sintomas da gravidez, é dar a luz. Ser mãe é escolher alguém para encher de amor e cuidado. No Brasil, apesar dos orfanatos estarem cheios de crianças aguardando a oportunidade de ter uma família, e casais com pretensão de adotarem as mesmas, não é o suficiente. Adotar é uma questão burocrática, e enquadrar-se no perfil exigido para entrar na fila de adoção não é fácil.

Hoje eu evito tocar assunto, talvez porque seja mais fácil ignorar esse fato e ter esperança de que o tempo se encarregue de mudar o final da história. É doloroso imaginar uma vida sem a alegria da maternidade. Na minha opinião uma casal sem filhos é um casal, e não uma família. Só quem passa por isso sabe exatamente como me sinto. Sei que não sou a primeira e nem a última mulher a encarar essa situação. Mas não é fácil. É uma luta diária, mas como desistir de um sonho é mais triste do que lutar por ele, eu vou continuar lutando!!!

Tah bom de açucar?! Beijos Sweet!!!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Olá querida, tudo bem? Vim retribuir sua visita ao Linda GG e eu ameeeeeeeeeeeeeei seu blog. Já ganhou mais uma seguidora! Volte sempre ao meu cantinho também. Um beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amandinha sou sua fã!!! Feliz demais com a sua visita!!! Beijos Sweet!!!

      Excluir
  2. Olá, Sandra.

    Realmente, não é fácil enfrentar e encarar essa dificuldade em ter um filho. Principalmente, por conta da cobrança de todos.
    Tenho um exemplo na família em que meu irmão e minha cunhada tentaram por dez anos, fizeram tratamentos e acompanhamentos médicos e, quando estavam quase desistindo, eis que minha cunhada engravidou e teviream uma linda garotinha. E assim, você é bem nova ainda e meu irmão e cunhada, já não eram tão jovens, mas mesmo assim, realizaram o sonho. O que eu quero lhe dizer é para não desistir desse sonho e esperar, mesmo que seja difícil, pois quando for a hora, você terá o seu bebê.
    Desejo muito que você realize seu sonho, mas não fique pensando e nem triste por conta disso. Sua vida não deve girar em torno dessa vontade. Quando menos esperar, seu bebê estará a caminho.

    Adorei seu Blog!!

    Agradeço a visita no meu. Seguindo aqui já.

    Beijinhos

    Passei dos Quarenta e Daí?

    ResponderExcluir
  3. Dalva é muito bom compartilhar, interagir e desabafar as nossas angústias! Fiquei emocionada com seu comentário!!! Obrigado pela sua visita! Volte sempre que quiser!!! Vou amar ver você por aqui!!! Beijos Sweet!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© DOCE VÍCIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do BlOGGER.
imagem-logo